Tire suas dúvidas sobre a emissão da “Carteira do Idoso”
A Carteira do Idoso é um documento que garante descontos e gratuidades em passagens interestaduais para idosos a partir de 60 anos de idade que possuem renda per capita de até dois salários mínimos. Para obtê-la, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), que identifica a situação social e econômica do cidadão.
Como emitir a carteira do idoso?
Para emitir a carteira do idoso, é preciso acessar o Portal da Carteira da Pessoa Idosa e clicar em "Emitir Carteira". Em seguida, deve-se fazer o login com o CPF e a senha do Gov.br e fornecer as informações exigidas. Após a validação, a carteira é emitida e contém as informações pessoais do idoso e um QR Code com um código que identifica a validade do documento.
Caso o idoso não consiga emitir a carteira virtualmente, ele pode solicitar a emissão diretamente em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), apresentando o Número de Inscrição Social (NIS) e os documentos pessoais como a Identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Vantagens da Carteira do Idoso
Ao apresentar a Carteira do Idoso, o cidadão comprova que tem direito a descontos ou gratuidades em passagens interestaduais. Ele pode usufruir da gratuidade em duas vagas por veículo e, no mínimo, 50% de desconto no valor das passagens. Dessa forma, o documento garante aos idosos que se enquadram nos requisitos o acesso a serviços de transporte, possibilitando maior mobilidade e qualidade de vida.
Com a AMBEC você também tem muitos benefícios e vantagens. Para saber mais, clique aqui.
Fonte: https://seucreditodigital.com.br/idosos-tem-direito-a-este-beneficio-do-governo-mas-poucos-sabem/